top of page

Fique por dentro de nossos Eventos, Palestras,Workshops e Artigos

VITAMINAS E SAIS MINERAIS


Pensando na nossa saúde como um todo, especialmente considerando a nossa capacidade biológica de garantir os próprios processos de cura e cuidado, vou abordar sobre a manutenção de uma boa imunidade, considerando especialmente a ingestão de vitaminas e sais minerais, que garantem um corpo forte e saudável no enfrentamento dos agentes externos que possam vir a nos agredir.


A OBRA divina mais perfeita é o nosso corpo humano, pois vive constantemente nos defendendo e lutando contra todos os agentes agressores, desde um simples cortezinho no dedo, até doenças severas como um câncer, o corpo lutará e fará seu trabalho na busca por superar o problema.

E tudo isto requer as “melhores energias”.


Com isso, nada mais justo darmos àquela mãozinha na hora de nos alimentarmos, no sentido de fortalecermos ainda mais essa máquina tão especial e valiosa que é seu corpo.

Aqui vou falar sobre algumas vitaminas e sais minerais, trazendo a você informações importantes sobre cada um e cada uma delas, buscando orientar você a uma ingestão de alimentos saudáveis, importantes e necessários para a manutenção de uma boa saúde e qualidade de vida.

Lembre-se sempre de manter uma alimentação saudável e rica nessas vitaminas. Desta forma além de você garantir saúde ao seu corpo, você garante uma imunidade forte, capaz de lutar com os agentes agressores que nos rondam diariamente.


Conhecendo algumas delas:


Vitamina A

Funções e benefícios: Importante para visão e sistema imunológico, auxilia na regeneração e aspecto da pele e fortalecimento de ossos e dentes. Por ser um antioxidante, ela também é importante para prevenção do envelhecimento precoce, de doenças cardiovasculares e até de câncer.

Fontes: Vegetais vermelhos, laranjas e amarelos (mamão, manga, damasco, tomate, abóbora, cenoura, pimentão), vegetais verdes escuros (couve, espinafre, agrião) e alimentos de origem animal como fígado, ovos, creme de leite e queijos.


Vitamina B1

Funções e benefícios: Importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração. Por esses motivos, torna-se aliada no alívio de cólica menstrual e estabilização do humor no período pré menstrual.

Fontes: Cereais integrais, nozes, feijões, gema do ovo e carne de porco.


Vitamina B6

Funções e benefícios: Importante para o funcionamento do sistema nervoso e do sistema imunológico, auxilia na geração de energia pelo organismo.

Fontes: Banana, fígado, salmão, carnes, batata, cereais integrais.


Vitamina B12

Funções e benefícios: Previne a anemia megaloblástica (diminuição de glóbulos vermelhos), que causam cansaço e fadiga.

Fontes: Carnes em geral e ovos.


Vitamina C

Funções e benefícios: Participa na formação do colágeno, fundamental para a pele, tendões dentes e gengivas, favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos, ajuda na absorção do ferro, previne infecções e atua como antioxidante, importante para a prevenção do envelhecimento precoce, de doenças cardiovasculares e de câncer.

Fontes: Limão, laranja, acerola, abacaxi, kiwi, goiaba, caju, mamão, agrião, tomate, cenoura, pimentão, espinafre.


Vitamina D

Funções e benefícios: Previne a osteoporose, pois fixa o cálcio em dentes e ossos e previne infecções por modular o sistema imunológico.

Fontes: Óleo de fígado de peixes, leite, manteiga, gema de ovo. Mas, a principal fonte é o Sol.


Vitamina E

Funções e benefícios: Antioxidante, favorece o retardamento do envelhecimento.

Fontes: Germe de trigo, nozes, amendoim, óleos vegetais, gema de ovo.


Vitamina K

Funções e benefícios: Indispensável para a coagulação do sangue.

Fontes: Fígado, verduras escuras e ovos.


Agora alguns sais minerais.


Zinco

É um mineral, considerado um dos mais importantes para a saúde do nosso organismo e a falta dele pode desencadear uma série de doenças.

Tem a função de nos proteger de vírus, bactérias e diversos agentes externos perigosos para a nossa saúde em geral. Também atua diminuindo o número de radicais livres e tem uma ação antioxidante muito poderosa.

Fontes: frutos do mar, carnes em geral e grãos integrais e até mesmo o feijão.


Cálcio

Um dos elementos mais abundantes no organismo, presente em quase sua totalidade, nos ossos e dentes.

Possui um importante papel na formação de ossos e dentes, coagulação sanguínea, contração muscular e na condução dos impulsos nervosos.

Fontes: leite, iogurte, gergelim, feijão, queijos, peixes, amêndoas e folhas verde escuras.


Magnésio

Está presente nos tecidos moles, ossos e dentes, músculos e líquidos extracelulares.

Possui uma função importante na produção de proteínas e ácidos graxos, formação de ossos e dentes, funcionamento dos músculos, ao promover o relaxamento muscular, e no sistema nervoso.

Fontes: frutos do mar, cereais integrais, soja, nozes, damasco, acelga, tofu.


Sódio

É um dos principais elementos na regulação e equilíbrio dos líquidos corporais, essencial na excitabilidade e motilidade muscular.

Fontes: sal de cozinha, carne bovina e suína, batatas, grãos.


Fósforo

Elemento essencial entre os sais minerais, presente em todas as membranas celulares do organismo.

Participa do metabolismo dos carboidratos, na contração muscular, na solidez de ossos e dentes e está presente no código genético (DNA e RNA).

Fontes: leite, carnes como o fígado, ovos, aves e peixes.


Potássio

Envolvido no balanço e distribuição de água, na atividade neuromuscular, frequência cardíaca e no crescimento celular.

Fontes: frutas cítricas como limão, laranja, kiwi, também na banana, folhas verdes, batata, leite, cereais e carnes.


Ferro

Possui um papel importante no transporte do oxigênio e na ativação de enzimas no processo de respiração celular, além disso, o Ferro é um dos sais minerais envolvidos do desempenho cognitivo e na formação da hemoglobina.

Fontes: principalmente carnes e vísceras avermelhadas, como o fígado, feijões, vegetais verdes.


Com todas essas informações você pode direcionar sua alimentação e seus cuidados na busca por uma vida saudável e uma imunidade fortalecida. Com isso garantir o necessário para seu organismo e sua mente trabalharem sempre a sua autocura.

Esteja atento e atenta àquilo que há de mais precioso nessa vida que é você, cuidar-se e permitir-se viver em harmonia com seu interior e exterior.

Informação é o melhor remédio.

Comments


Posts em destaque
Recentes Posts
Procure por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page