top of page

Fique por dentro de nossos Eventos, Palestras,Workshops e Artigos

O Segredo sobre gripes e resfriados


Nessa época do ano nos vemos aterrorizados com essa realidade. Se você tem crianças em casa a insegurança aumenta ainda mais, porque eles não tem todo o sistema imunológico desenvolvido.

E agora doutor? É gripe ou resfriado?

Vamos lá. As gripes são infecções das vias respiratórias inferiores, que podem sim acometer nariz e garganta, porem evoluem sempre com TOSSE . Elas causadas por varios tipos de VÍRUS e provocam sintomas como febre de cerca de 37,8ºC ou acima, que rapidamente surge TOSSE seca e ao final deverá se tornar úmida. Dores musculares e nas articulações, podem acontecer. As Gripes podem durar cerca de 5 a 10 dias.

Já os resfriados são causados por varios tipos de vírus, porém o quandro é mais brando, provoca sintomas tipo coriza, espirros, dor de garganta e até conjuntivite, que duram uma média de 3 a 5 dias.

Em ambos os casos não existe um tratamento específico dentro da medicina tradicional. Dificil lidar com as viroses, sendo que maioria das vezes são receitas (e até vendidos pelos balconistas ) os ESCONDE GRIPAIS.

Digo ESCONDE pois vendemo com ANTI-GRIPAIS - o que não existe..pois não se mata os VÍRUS, se trabalha imunologicamente e ajudando o corpo no processo de eliminação das secreções (resultados dos 2..3..5 dias de batalha que acontece).

Muito importante o repouso, muita hidratação, condução da febre e lavagem nasal e uso de expectorantes para fluidificar e remover as secreções.

Muito importante é AQUECER as crianças(e adultos tambem). O calor atrapalha a evolução maléfica dos bichos. Aonde cai muit bem o uso de CHÁS QUENTES com receitas milenares (das Bisavós). A principal diferença entre gripe e resfriado está na intensidade de seus sintomas e, de forma mais técnica, o local afetado das vias respiratórias.

É importante frisar que a gripe acontece principalmente durante o inverno e o contágio é muito fácil, bastando ter alguém gripado numa sala para que em pouco tempo todos sejam afetados pela doença. O tratamento e cuidado com a gripe pode ser feito com medicamentos receitados pelo médico,(ideal naturais /homeopaticos/freqeunciais/suplementos) caso necessário, controle da febre, e demais possibilidades de amenizar os sintomas.

Uma vez que o vírus da gripe chega aos pulmões, se a pessoa não realizar nenhum tipo de acompanhamento, apesar de em raras situações, pode haver complicações como o desenvolvimento de uma pneumonia, por exemplo, por isso o importante é observar, estar atento e buscar ajuda médica quando perceber um quadro mais severo. Já nos casos de resfriado entenda: Não há muito que ser feito nos casos de resfriado, a sugestão de muita hidratação e uma alimentação rica em frutas que contenham vitamina C, por exemplo laranja, abacaxi, acerola e comer morangos, ajuda também. Ótimos remédios caseiros para gripe e resfriado são o chá de limão com mel e o suco de laranja com própolis, pois eles são ricos em vitamina C e antioxidantes que auxiliam na recuperação do organismo. A HOMEOPATIA é um excelente instrumento para tratar as gripes e resfriados.


Outros cuidados importantes, em caso de gripe ou resfriado já falado e entendido pela ancestralidade de nossas avós e bisavós são:

Agasalhar-se bem; Manter os pés aquecidos; Lavar as mãos frequentemente, especialmente sempre depois de espirrar ou tossir; Colocar o antebraço na frente da boca sempre que tossir ou espirrar; Evitar ambientes fechados; Evitar o consumo de alimentos muito gelados; Manter o nariz sempre limpo e descongestionado.

Estes cuidados servem, especialmente, para evitar a exposição a mudanças bruscas de temperatura. Todo esse conhecimento deve ser valorizado, entendido e utilizado nos casos de gripe ou resfriado, eles nos darão conforto e cuidado frente aos quadros no inverno. Mas é importante acompanhar os sintomas e observar a evolução, para em condições maiores procurar atendimento médico.

Tendo as informações você saberá manejar bem tanto a gripe quanto o resfriado. Fique atento e atenta, proteja-se e tenha um inverno mais tranqüilo em sua família.

Informação é o melhor remédio. Lembre-se !


Comments


Posts em destaque
Recentes Posts
Procure por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page