top of page

Fique por dentro de nossos Eventos, Palestras,Workshops e Artigos

Febre, e agora - O que fazer?

Quem não passou um sufoco, ao cuidar de um filho, neto , ou mesmo sobrinho durante um processo febril??!! Na época de nossas avós, aonde o acesso a farmácia não era assim tão fácil como é hoje, a única coisa que elas contavam era com a SABEDORIA. SABEDORIA esta desprovida de tecnologia, nem estudo; porem cheia de sentidos e percepções que hoje não estamos mais acostumados a exercitar.

O QUE FAZER ?

Pra começar CALMA. Ela esta acontecendo em resposta a um determinado desequilíbrio interno. Lembrando que nem sempre traduz infecção. Mas se uma infecção é detectada pelo plantão imunológico, as células de defesa se ouriçam todas e iniciam o aquecimento interno afim de estimular os soldados a ir à luta. Como o corpo se aquece? Provocando calafrios e tremedeiras, queimando gordura estocada, contraindo vasos sanguíneos periféricos (a palidez e cianose observadas) para reduzir a perda de calor. Importante lembrar que a alta temperatura combate os vírus e as bactérias –que não suportam temperaturas elevadas - assim como se ferve a água para matar os micróbios, entendeu ?

Por isso existe a febre !!!!

O ideal é medirmos a temperatura, na axila por três minutos, sendo o normal, variável com a idade , entre 365 e 37°C, caso isto não seja possível nota-se através da aparência da criança, da mímica, dos olhos e encostando os lábios em sua testa. Se for alta, a gente percebe. Mãe que não entra em pânico não se engana.

A dinâmica febril se faz do centro para a periferia, e de cima para baixo – e em duas fases.

Na 1A FASE os pés e mãos estão frios, sendo um sinal deque a temperatura irá subir ainda mais... o corpo tenta esquentar a periferia. Neste momento devem ser aquecidos os pés e mãos!Lembrando da vovó que fazia oescalda-pés, colocamos os pés em água morna/quente puxandoassim a febre para os pés - importante saber que a febre só para de subir quando “chega” aos pés. Devemos mantê-los cobertos - pés e mãos – oferecendo, se quiser, um chá quente ... Ela irá suar.

Na 2o FASE os pés e mãos estarão quentes e aí sim, utilizamos banhos/compressas com água fresca / fria - se quiser acrescida de uma colher de sopa de suco de limão ou vinagre de frutas em pano de algodão, moleton ou linho finos - na testa e nuca. Importante a troca constantedos panos para a queda da febre ser + rápida..

Durante a elevação da febre as crianças se sentem mal e vomitam com facilidade. Muitas vezes sentem dores na cabeça e no corpo todo, que devem ceder quando ela passa. Por esta razão não devemos insistir na ALIMENTAÇÃO neste período – deve-se oferecer muito líquidos ( como chás e leite diluído ligeiramente adoçados, refresco de frutas naturais, tépidos ou frios; alimentos leves sem batatas, poucagordura e pouca ou nehuma proteína (carnes, ovos, queijos..) não oferecendo castanhas, chocolates ou similares - e repouso, muito repouso (da televisão,música...).

Neste momento a criança não vai conseguir ganhar peso, e o que perder recuperará rapidamente quando tudo passar. Certo?

Mantenha os pés aquecidos !!!!!. Se a febre persistir repetidamente por 48hs,entre em contato com seu medico ou dirija-se a um serviço de emergência para exame..

Conselhos complementares à medicação

DIETA.... Procure administrar a seu filho/a (você) alimentos em sua forma natural( não besteiras) , conservando a vitalidade e a melhor digestão evitando assim um maior esforço ao organismo. Durantes as moléstias febris o organismo lança mão de intensos processos de desintoxicação e re-estruturação da substância humana, especialmente a nível proteíco.. Há um catabolismo – digestão - intenso e os produtos de tal catabolismo devem ser eliminados ( purinas, ác. Úrico etc..), pela pele (suor) e pelo rim. Procure auxiliar a criança neste processo evitando alimentos que contenhamproteínas (ovos, carnes, queijos, feijão, leites em excesso..).Nos primeiros dias, a falta de apetite - naturalmente ocorrido devido á transferência das novas tarefas exaustivas à defesa do corpo- exige uma dieta quase que só líquida.Não se preocupe com a queda de peso,pois sarando, logo o peso será recuperado.

TEMPERATURA.... Procure sempre manter as extremidades aquecidas – pés sempre aquecidos, evite o choque térmico e a umidade no ambiete.

ATIVIDADE FÍSICA....... Um repouso corporal ampliará as respostas defensivas.

ATIVIDADES ESCOLARES: Estas devem ser suspensas, resguardando-se ao ambiente familiar. Evite os esforços intelectuais desgastantes durante o processo.

VOCÊ.... Este é um momento delicado, seu filho/a necessita de sua atenção e cuidados. Procure ficar com ele/a em casa. Observando assim uma mais rápida resolução, alimentando-o com segurança e carinho.

*** Sempre escove os dentes após medicamentos, principalmente xaropes e soluções. ***

Posts em destaque
Recentes Posts
Procure por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page