SAIA DO PILOTO AUTOMATICO
“Deixa a vida me levar..vida leva eu.. deixa a vida me levar..vida leva eu..” quem nunca cantou essa musica , sem ao menos entender o que esta por tras dela?
Uma frase que só fica bom nos barzinhos da vida.
Mas nunca deveria ser assim ! porque ?
Deixa eu explicar, com uma estória.
Um homem está montando um cavalo que galopa muito rápido. Ele parece estar com pressa - provavelmente indo para um lugar importante.
"Onde você está indo?" um homem grita com ele.
"Não sei. Pergunte ao cavalo ”, responde o cavaleiro.
Às vezes, a vida parece um cavalo que não podemos controlar. Não sabemos para onde estamos indo ou por quê. Estamos apenas correndo de um lugar para outro, como esta parábola Zen nos conta.
Mesmo que não percebamos, a maioria de nós vive na inércia - o cavalo segura as rédeas, não nós.
Viver no piloto automático é como sonambulismo. Essa inércia da mente a impele a deslizar pela ladeira fácil da imaginação, em vez de subir a ladeira íngreme da introspecção
Quem segura as rédeas da sua vida?
Os adultos tomam em média 35.000 decisões por dia. Desenvolvemos um sistema de tomada de decisão inconsciente para gerenciar rotinas. Isso nos impede de sobrecarregar nossos cérebros. No entanto, a vida moderna sequestrou nossas vidas - o mecanismo que deveria nos proteger está criando um desligamento social.
Quando vivemos no piloto automático, parece que o cavalo está montando nossas vidas, não nós.
Nossas mentes vagam a maior parte do tempo. 96% das pessoas admitem tomar a maioria das decisões no piloto automático, de acordo com pesquisas .
Viver na inércia se tornou uma epidemia.
O piloto automático está se tornando nosso modo operacional padrão - estamos adormecidos em nossas escolhas. E acabamos vivendo como cadáveres. Apenas de
As pessoas reconhecem que as escolhas que estão fazendo não contribuem para a vida que desejam viver. Todos nós podemos viver melhor se vivemos com mais propósito. O oposto do piloto automático é uma vida com propósito .
Todos nós nascemos para brilhar.. para expressar o que de mais importante e profundo encontramos em nossas Almas, nosso EU.
Muito de nossas vidas são desperdiçadas por fazermos coisas sem pensar. A maioria das pessoas não consegue se lembrar do que assistiu na TV – Televisão essa que se usada excessivamente diminui a memória e a compreensão percebida.
COMO O PROPRIO NOME DIZ (em inglês) TELL A VISION !!
Deixamos ela nos NORTEAR e nos dizer o que fazer.. como VIVER ! Sob a visão e intenção (na maioria das vezes comercial) e cultural. Ela nos “apaga” nos “embota”.
E sabe que vivemos no piloto automático no lugar onde mais precisamos dar atenção: nossa casa. A maioria de nós toma decisões - como o que comer, o que assistir na TV ou o que vestir - sem pensar muito.
Estamos esquecendo que, quando estamos em casa, o importante é interagir com a família e os amigos, sem nos distrairmos constantemente.
Existe outra maneira de cavalgar.
Por que necessitamos parar de viver no piloto automático?
Já dizia - Vilayat Inayat Khan: “O espírito humano vive da criatividade e morre na conformidade e na rotina.”
Viver no piloto automático nos afasta do presente e do futuro.
Tome as rédeas da sua vida
Observe como você cavalga
Fique mais atento ao seu comportamento.
DESPERTE-SE
Você está vivendo no piloto automático porque quer ou porque simplesmente acontece? Você está fazendo escolhas ou apenas deixando o piloto automático escolher os programas que você assiste ou os alimentos que ingere? Um excelente instrumento para as mudanças é um diário ou anotações para aumentar a consciência e desafiar seu comportamento.
Ser paciente. Leva tempo para recuperar as rédeas de sua vida.
Encontre seu propósito
Qual é o seu destino final na vida? Como você quer ser lembrado? Escolha algo pelo qual vale a pena morrer e viva por isso!!
O propósito de sua vida deve guiar e inspirar suas ações. Ter um destino claro o ajudará a evitar atalhos inúteis .
Manter seu propósito presente trará mais intenção às suas atividades diárias.
Dê significado às suas rotinas:
Calma !! Não há nada de errado em deixar o cavalo cavalgar livremente “as vezes” ,
O problema é quando o piloto automático se torna seu sistema de direção de escolha. Os hábitos impulsionam o foco e a eficiência. No entanto, eles devem estar conectados ao propósito e aos objetivos de sua vida.
Não deixe que suas rotinas ditem como você vive, traga a atenção plena para as tarefas diárias .
Pare e reflita:
Quando você aperta as rédeas, o cavalo para. Uma pausa é mais do que desacelerar - é criar espaço para começar a prestar atenção.
Reflita sobre sua vida. Do que você gosta? Você está gostando do que está fazendo? O que está acontecendo? Você está focado ou distraído? Por quê?
Somos prisioneiros de nossas mentes ocupadas; pausar o liberta.
Tome melhores decisões:
Para coisas simples, siga seu instinto (Sistema 1). No entanto, se você não tiver certeza, pense bem. Evite preconceitos cognitivos - desafie a primeira solução que vier à mente. Lembre-se de que seu cérebro preguiçoso vai pular para a conclusão mais confortável, não a melhor. Por último, para decisões importantes, sempre pense bem nelas.
Troque o MEDO pela OUSADIA
Às vezes, escolher dirigir no piloto automático pode ser uma desculpa para não prestar atenção. Quando você não sabe o que está errado, não sente a necessidade de fazer nenhuma alteração. Seja autêntico. Seja corajoso. Ouse mudar.
Espero que tenhas entendido , que depois de tanto tempo de evolução terrena , nós humanos conquistamos o domínio de tudo , o comando do planeta e do que nele é construído.Não cabe deixarmos esse cérebro , esse SER PODEROSO, ser dominado.
Bora lá. Recupere as rédeas de sua vida – afinal de contas é você que decide quando dirigir no piloto automático e quando não.
E não o cavalo.
Comments