TRAUMATISMO CRANIANO : COMO AGIR ?

Quarta feira passada meu filho, de 9anos, sofreu uma queda na escola. Acabou fraturando.. e muito o crânio.. Pois bem ..algumas dicas e orientacoes PRECISO REPASSAR .. Papais precisam saber o que fazer !!
O QUE TENHO Q SABER E AGIR?
Os acidentes corporais e as quedas, além de acontecer em alguns esportes, costumam acontecer em casa tambem. Uma pancada na cabeça pode lesar o cérebro sem qualquer sinal evidente, com exceção, talvez, de um breve período de perda da consciência – chamada concussão.
TRAUMATISMO CRANIANO
Um traumatismo craniano pode lesar o cerebro ou apenas o crânio. Quando acontece uma lesão cerebral podemos evoluir com deficiências funcionais fisicas parciais ou totais ou tambem problemas de comportamento. As consequências de um traumatismo craniano podem ser temporárias ou permanentes e caracterizam-se, entre outras, por:
• Problemas da fala, visão e outros sentidos; • Problemas ao nível da coordenação motora fina; • Desempenho muscular; • Paralisia numa ou mais partes do corpo; • Convulsões; • Problemas de memória, capacidade de atenção reduzida; • Alterações de humor e depressão.
O QUE FAZER NUM TRAUMATISMO CRANIANO?
Qualquer criança que tenha sofrido um traumatismo craniano deve ser examinado pelo pediatra ou transportado ao serviço de urgências hospitalar, mesmo que a lesão pareça simples..como foi com meu filho. Nas primeiras 48 horas a criança / jovem que sofreu traumatismo craniano deverá estar, mesmo que no domicílio, sob vigilância, tendo em conta os seguintes aspetos: Deverá estar acompanhado por um adulto responsável; Deverá igualmente ser vigiado durante a primeira noite, sendo acordado aproximadamente de 3 em 3 horas, para verificar se o seu estado neurológico e sono estão normais. Ao acorda-lo procure perceber se acorda ..como sempre..movimentos..reclames..Observe se ele..depois de sentar na cama..
• Sabe aonde esta. • Te reconhece • Movimenta bem bracos e pernas • Se a Iris..o pretinho dos olhos estao do mesmo tamanho..simétricos. • Se nao vomitou nesse periodo. • Se há dor de cabeça..e o grau dela
QUANDO IR AO HOSPITAL EM CASO DE TRAUMATISMO CRANIANO
Deverá pedir ajuda pediátrica imediata, preferencialmente recorrendo a um Serviço de Urgência, em caso de:
Na hora da queda: • Perda da consciência superior ou igual a 1 minuto; • Sonolência exagerada
Nas proximas horas /minutos da queda : *Dores de cabeça intensas e permanentes, com ou sem vómitos; • Vómitos (5 episódios ou mais ou vómitos com duração superior a 6 horas). • Convulsões, desmaios; • Perda da memória dos acontecimentos ocorridos imediatamente antes ou no momento do acidente; • Visão de duas imagens ou estrabismo; • Falta de força ou dormência num dos lados do corpo; • Saída de sangue ou outro líquido cristalino do nariz ou ouvido; • Fontanela ..nos bebês.. anterior (moleirinha) tensa ou abaulada.
TRAUMAS CRANIANOS EM BEBÊS
Felizmente os bebês apresentam uma proteção maior para evitar danos cerebrais em Quedas. Com a cabeça ainda não sou dada ainda não totalmente dura e mais cartilaginosa as estruturas cerebrais ficam mais protegidos.
Papai do céu sabia disso quando nos fez são os primeiros dois anos de vida que acontecem os maiores acidentes e traumas com os bebês.
Mesmo em caso de normal evolução após as 48 horas é aconselhável dirigir-se ao pediatra do seu filho para o informar do acontecimento e para reavaliação da situação