RENASCIMENTO DA ARTE MÉDICA.

De meros caçadores de micróbios à agentes promotores da Saúde!!



Ao longo dos últimos 300 anos fomos convidados a enxergar e ler o mundo com os óculos da Fisica Newtoneana, linear, materialista, reducionista e cartesiana, que nos mostrava um mundo sectarizado...partido... dividido. O que nos levou a “dispersar” o entendimento do TODO. Do UNO. Da quebra de vínculos com as origens do mundo que conhecemos.

E convidados a não mais perceber os fenômenos que estão por trás das construção daquilo que materialmente – lido/percebido através dos órgãos sensórios humanos- nos apresenta.

Porem, é claro , com o tempo isso traria muitas indagações.Ou pelo menos deveria.

Eis que cientistas físicos, ha mais de 100 anos iniciaram a experimentar trocar tais lentes. Nasce com Max Planck a física moderna (QUÂNTICA) que , ao observar a ínfima parte da matéria; do átomo indivisível até então; começa matematicamente (cientificamente como diriam os exigentes cartesianos) à perceber os tais fenômenos invisíveis aos olhos. Um mundo de campos vibracionais – energético que, pasmem vocês, se apresenta como quase a totalidade do que vemos/conhecemos/relacionamos. (matematicamente somos 99% campos/fluxos energéticos e 1% de matéria (colapsos de funções de onda – na linguagem quântica).


E o que isso tem haver com a SAÚDE.. MEDICINA..??



Tudo !!


Começamos a entender “ocomo” as medicinas milenares - MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, AYUVERDICA, HOMEOPATIA e outras agem. Que “lutam” por estarem no ROL das “especialidades médicas”.


Estamos passando por uma transição no modelo de saúde e assistência, saindo de um enfoque de saúde como ausência de doença e um modelo ASSISTENCIAL puramente REMEDIATIVO, para uma visão mais ampla e restabelecer a capacidade funcional biológica e promover a SAÚDE.


Apesar de toda a evolução científica brilhante do modelo biomédico cartesiano reducionista (ESPECIALISTAS EM PARTES), o impacto na saúde pública não foi o esperado, talvez porque a BUSCA PELA MANUTENÇÃO DA SAÚDE e ENTENDIMENTO de QUEM É O SER HUMANO como um todo (HOLOS) tenha sido colocada em segundo plano.


Voltamos agora a “enxergar” o que realmente importa !


O sistema de saúde atual é ainda organizado e financiado segundo o modelo biomédico e voltado para o atendimento de doenças agudas. A nova (que trata-se de um resgate de princípios antigos) visão de saúde deverá ser ampliada para um modelo que inclua além do biomédico, a dimensão mental/emocional, social e espiritual do ser humano.


Re-iniciamos a perceber o conceito de medicina curativa com a medicina preventiva, através de ações que promovem agora a SAÚDE, bem-estar, e reconhece a importância dos fatores psicológicos, suporte social, econômico e comportamentos que protegem o indivíduo das doenças e incapacidades, incorporando o conceito de salutogênese (geração e manutenção da saúde).


Um divórcio que há séculos vivenciávamos, está se dissolvendo. E através da física moderna (quântica) começamos a cientificamente detalhar e comprovar todos os fenômenos envolvidos no processo de ADOECIMENTO e CURAS.


Estamos acordando para o entendimento do que significa estar “saudável”, “são”, “inteiro”.

Do estar INTEGRADOS. Do estar CONECTADOS.

Da promoção das CURAS e não apenas das remediações.

Conectados com o todo - com o HOLOS, num processo expansivo e consciente.

Posts em destaque
Recentes Posts
Procure por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

RESPONSÁVEL TÉCNICO:       dr. Juarez Furtado      CRM6573  - RQE 3454  - RQE  14313

ENDEREÇO

AV.  Cel Marcos Konder 1207 sl.69

CENTRO - ITAJAI -  SC - 88301303

CONTATO

Telefone     47 3349.2960

Whatsapp   47 99118.2661

© 2014 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS   SAUDE EM DIA S/S