top of page

Fique por dentro de nossos Eventos, Palestras,Workshops e Artigos

O conhecimento das Bisavós que precisamos resgatar




Nesse mundo de tantas informações, ao longo do tempo, fomos perdendo as nossas referências ancestrais e em muitos momentos não demos a validade devida àquilo que vem de nossas bisavós e avós... Retomando um pouco do conhecimento tão válido e necessário dessas importantes pessoas que passam por nossas vidas, vamos falar sobre alguns segredos vindos delas que podemos e devemos utilizar até hoje, nos dias atuais.

E você sabia que nossas avós sempre tiveram intuição e sabedoria quando o assunto eram tratamentos e remédios alternativos? Ao longo do tempo, fomos perdendo o contato com essa sabedoria. Vamos retomá-los?

Recuperar esses hábitos podem ajudar e muito nas dificuldades de saúde, durante a infância principalmente.

Aqui vou mensurar alguns desses segredos, de forma que possamos utilizá-los e desfrutá-los sem preocupações ou dúvidas.


1 – Beber muita água: Se somos de 60 a 80% compostos de água, bebê-la em grande quantidade é fundamental para manter uma boa saúde. Se consideramos que a maioria das doenças comuns da infância causam perda de água no organismo, como: tosses, gripes, vômitos, diarreias, faz todo sentido mantermos o consumo de água dos pequenos elevado.


2- A TEMPERATURA corporal rege muitas de nossas ações metabólicas. Elas sempre diziam, - PARA TER SAÚDE É PRECISO TER PÉS QUENTES E CABEÇA FRIAS. O manter nossos pequenos (e n´pos calçados é super importante para equilíbrio e proteção corporal. Lmbre-se. Pés descalços deve sim acontecer..mas na areia, grama terra.. e não nos písos gelados que temos hoje em casa.


3- O vapor da água é muito bom para tosse seca, congestão nasal e produção de catarro. As vovós já faziam sob a forma de vapor no banho “tipo uma sauna” ou inalação com aquela toalha cobrindo a cabeça e rosto, em frente uma tigela com água quente (tomando muito cuidado para não haver queimaduras) e bebidas quentes, como chás e sopas.


4 – Uso do gelo, muito usado em batidas, pancadas, traumas em geral. Bateu? Corre pegar um gelinho... Só lembrando que nunca utilize gelo para baixar a febre, ou em queimaduras. Nos casos de febre o bom mesmo é um banho morninho e a observação. Nos casos de queimadura, água corrente por alguns minutos e busque ajuda médica.


5 – Água com sal, essa você já ouviu falar, tenho certeza... Gargarejo com água de salmoura para combater a dor de garganta. Se for possível e a criança aguentar, num copo com água, coloque uma colher de chá de sal, mais algumas gotas de limão e 5 gotinhas de própolis ajudam muito nesses quadros.


6 – Banho com amido de milho muito indicado para assaduras e brotoejas nos bebês. Duas colheres de sopa numa banheira já ajudam bastante.


7 – Banho com Aveia é ótimo para aliviar coceiras, dermatites, doenças como pé, mão e boca. Uma xícara de chá de farinha de aveia ou a aveia em flocos batida no liquidificador, na banheira, ou esta quantidade embrulhada numa fralda e posta na banheira, vão ajudar nesses processos de coceira e irritação da pele.


8 – Maça, frutas vermelhas e cebola, ajudam bastante nas crises de rinite e são bastante efetivas. Coma-as livremente nesses períodos de crise.


9 - Gengibre é muito bom para enjôo. Comer lasquinhas de gengibre, ou um chá com cerca de 100g de gengibre acrescentando mel, ajudam muito. Atente que grávidas e hipertensos devem manter cuidado com o uso do gengibre.


Todo esse conhecimento e informações não podem ser esquecidos ou deixados de lado. Precisamos fazer circular essa informação e reverenciar o que veio com nossa bisavós e avós, isso também faz parte de resgatar nossa cultura, ancestralidade e vinculação com os nossos antepassados que ainda vivem em nós.


Gostou dessas informações? Tem alguma dica a mais que você “viveu” /experimentou? Me conte.

Referenciamos aqui nossas Bisavós e avós, que por tanto tempo exercitaram ações que através da observação conseguiram colher importantes e , sim, efetivos resultados.


Opmerkingen


Posts em destaque
Recentes Posts
Procure por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page