top of page

Fique por dentro de nossos Eventos, Palestras,Workshops e Artigos

MITOS E VERDADES SOBRE A SAIDE BUCAL NA GESTAÇÃO



Nós iniciamos nossa vida intra uterina com uma ‘grande oralidade’ (estomodeo); já a finalização de nossa formação física culmina com a erupção do dente do siso (em torno dos 18 anos), a qual ocorre após a maturação do sistema sexual. Assim, a boca, por sua importância e primitividade anatômica e fisiológica, ‘arquiva’ com maior abrangência informações de origens psicológicas, físicas, sociais e outras. Por estes motivos tão profundos, o cuidado com a saúde bucal durante a gestão é essencial para saúde geral da mãe e bebê.

O estado de saúde bucal da mãe afeta diretamente o bebê. Certos problemas podem levar a um parto prematuro, por exemplo. Com isso, recomenda-se que, em geral, as grávidas compareçam ao consultório de um dentista uma vez a cada três meses. O primeiro trimestre normalmente apresenta-se como o mais crítico. É neste período que se faz a orientação sobre aleitamento, higiene oral e hábitos alimentares saudáveis.

Mas, afinal, como problemas nos dentes das mães influenciam os bebês? A gravidez torna as mulheres mais propensas a terem complicações bucais? Entenda mitos e verdades sobre o tema...

1) Os dentes da grávida ficam mais fracos porque ela divide o cálcio do organismo com o bebê – MITO Isso é uma grande fantasia popular. Não são nove meses que vão descalcificar a dentição da mulher. Agora, a gestante deve manter uma dieta balanceada, com quantidades adequadas de cálcio para ela e a criança. Para isso, necessita de alimentos como leite, queijo, tofu, espinafre, iogurte, couve e grão de bico, por exemplo, que são ricos em cálcio. A importância desse mineral se dá na formação de ossos, dentes, coração, nervos, músculos,entre outros.

2) A gestação favorece o surgimento de cáries – VERDADE Por causa das alterações hormonais, há diminuição do fluxo e da ação protetora da saliva. E as grávidas passam a comer um pouco mais. Essa combinação gera um aumento da acidez na boca, o que facilita a desmineralização dos dentes e a formação de cáries. Atenção: As cáries da mãe são perigosas para o bebê. As bactérias podem acessar o sistema circulatório e se fixar na placenta, provocando partos prematuros e perda de peso do feto.

3) Grávidas não podem fazer radiografia da boca – MITO O importante é saber a quantidade de radiação a qual elas estarão expostas. Nos exames odontológicos, esse nível é baixo. Porém, sempre deve-se utilizar os coletes protetores de chumbo e ter o máximo de cautela.

4) Grávidas não podem tomar anestesia – MITO Já existem opções especiais disponíveis para essas mulheres. Os dentistas podem usar anestésicos sem vasoconstritores. Eles não contêm substâncias que comprimem os vasos sanguíneos e podem ser utilizados nas grávidas. Ainda assim, os anestésicos são indicados apenas em situações emergenciais, pois eventualmente ultrapassam a barreira placentária e causam descolamento e alterações no feto. Embora não sejam proibidos melhor evitá-los.

5) O aumento na produção de hormônios favorece a gengivite – VERDADE As variações hormonais promovem uma dilatação dos vasos sanguíneos. Isso provoca uma resposta exagerada dos tecidos gengivais, aumentando o risco de problemas.

Isso significa que as gengivas ficam menos protegidas e com menor capacidade de regeneração. Essa situação, junto com o maior consumo de alimentos, favorece o surgimento de inflamações. É a gengivite. E as grávidas devem se preocupar bastante com isso porque…

6) … problemas nas gengivas induzem o nascimento prematuro – VERDADE A inflamação libera citocinas e prostaglandinas, substâncias que induzem o parto. Assim como na cárie, as bactérias podem atingir a criança invadindo o sistema circulatório. Legenda: Compreendeu melhor sobre a importância da saúde bucal na gestação? A mamãe que carrega em seu corpo um novo ser, precisa estar atenta também a sua saúde bucal, dando maior possibilidade a si e a sua criança. Cuide de você, e cuide de seu bebê. Amor nunca é demais.

Comentários


Posts em destaque
Recentes Posts
Procure por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page