AS VILÃS QUE ATACAM NO FRIO
As doenças mais comum nessa época do ano são as doenças respiratórias, como resfriados e gripes, além do agravamento de outras como rinite, asma, sinusite, pneumonia. Tudo isso porque, em primeiro lugar este período favorece a circulação de vírus e bactérias, já que a temperatura fica mais baixa, o ar fica mais seco e também porque há uma maior tendência em se ficar em ambientes fechados.
Devemos estar atentos, pois quem mais sofre com estas doenças são as crianças e os idosos, por terem o sistema imune mais frágil.
Abaixo vou citar algumas das doenças mais comuns e abordar um pouco sobre cada uma delas.
Rinite
A rinite é a inflamação da mucosa que reveste o nariz, causada por reação externa, que provoca sintomas como espirros, coriza e coceira no nariz, sintomas que podem durar de alguns minutos até vários dias. A substância que provoca alergia varia para cada pessoa, sendo, geralmente, o pólen de plantas, poeira, ácaros ou pelos de animais.
Como se trata de uma doença crônica ela não tem cura, entretanto existem tratamentos e meios de lidar, que ajudam muito no controle e melhora dos sintomas, como lavagem nasal e evitar o contato com as substâncias que causam a rinite já são pontos muito positivos.
Sinusite
A sinusite também é uma inflamação, mas nesse caso, da mucosa dos seios da face, que são estruturas que ficam ao redor do nariz, causando sintomas como dor na região da face, secreção nasal e dor de cabeça. É importante mencionar que pessoas que já tem um grau de rinite alérgica têm maior tendência a desenvolver esta inflamação.
Normalmente a sinusite é causada, por infecções virais, por vírus de gripes e resfriados, e por alergias, sendo somente uma pequena parte causada por bactérias.
O tratamento deve ser avaliado e orientado pelo médico o uso de medicamentos específicos. É importante frisar que o uso de antibióticos apenas quando há suspeita de infecção por bactérias, e não irrestritamente. Por isso é tão importante a avaliação médica nesses casos.
Asma
Crises de asma acontecem em pessoas predispostas, que têm doença inflamatória dos pulmões, e podem ser desencadeadas por fatores alérgicos, como frio e poeira, por exemplo. Essas crises são mais comum em crianças, apesar de também acontecerem em adultos, e causam sintomas como chiados no peito, falta de ar e tosse.
Nós casos de asma o tratamento e acompanhamento é realizado não somente no momento de crise, pois a rotina e condução do quadro é extremamente importante para o bom convívio com esta doença. Casos bem acompanhados tendem a ter menos crises ainda que neste período de inverno.
Pneumonia
A pneumonia acontece quando a inflamação e infecção das vias respiratórias atingem os pulmões, geralmente, causadas por bactérias, vírus ou, mais raramente, fungos. Os sintomas da pneumonia incluem tosse com catarro amarelo ou esverdeado, febre de cerca de 38ºC ou mais e calafrios, e, se a infecção for grave, pode causar também falta de ar, dificuldade para respirar e respiração ofegante.
Esses quadros merecem maior cuidado e avaliação, portanto se perceber algum sintoma, é importante procurar por atendimento médico para ter o tratamento adequado, pois na maioria das vezes, nesses casos precisa ser avaliado o uso de antibióticos. Em casos mais graves, em que há sinais de alerta, como oxigenação do sangue prejudicada, confusão mental ou insuficiência dos rins, por exemplo, pode ser necessária internação para realização de medicamentos específicos ou uso de oxigênio.
Bronquite
A bronquite é uma inflamação dos brônquios, canais que conduzem o ar inalado até os alvéolos pulmonares. Ela se instala quando os minúsculos cílios que revestem o interior dos brônquios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que eles fiquem permanentemente inflamados e contraídos, provocando o sintoma principal que é a tosse.
A bronquite pode ser considerada aguda ou crônica. A diferença se refere a duração e agravamento das crises, que são mais curtas (uma ou duas semanas) enquanto que na bronquite crônica não desaparecem, pioram pela manhã e se manifestam por três meses ou mais
O tratamento não é específico para combater os episódios. Boa hidratação, uso de vaporizadores e lavagem nasal, algumas medicações indicadas pelo médico e evitar a exposição aos fatores de risco são recursos úteis para aliviar os sintomas e prevenir as crises.
Resfriados e gripes
A
As gripes são infecções das vias respiratórias superiores, como nariz e garganta, causadas por vírus e provocam sintomas como febre de cerca de 37,8ºC, secreção nasal, coriza, dor de garganta e dor nos músculos e articulações, que dura cerca de 5 a 7 dias.
Já os resfriados são o mesmo tipo de infecção, porém mais branda, causada por vírus diferentes e provoca sintomas tipo coriza, espirros, dor de garganta e até conjuntivite, que duram uma média de 3 a 5 dias.
Em ambos os casos não existe um tratamento específico, sendo necessário a realização de repouso, muita hidratação, controle da febre e lavagem nasal para fluidificar e remover as secreções.
Portanto esteja atento para evitar as doenças comuns do inverno
Se possível evite locais fechados e com excesso de pessoas;
Deixe os ambientes o mais ventilado e arejado possível;
Lave as mãos ou higienize com álcool várias vezes ao dia, principalmente após estar em locais públicos;
Cubra a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, preferencialmente com lenço de papel descartável;
Coma bem e de forma saudável, com dieta rica em frutas e verduras, pois são ricos em antioxidantes e minerais que ajudam a melhorar a imunidade;
Beba cerda de 2 litros de água por dia;
Procure evitar o contato próximo com outras pessoas, quando se estiver resfriado, principalmente idosos e recém-nascidos.
Com essas dicas você enfrentará esse inverno de forma mais consciente e com os cuidados necessários para viver bem essa estação do ano que também nos oferece benefícios e oportunidades.
Informação é o melhor remédio.
Opmerkingen