top of page

Fique por dentro de nossos Eventos, Palestras,Workshops e Artigos

A FORÇA QUE VEM DO SOL !


"FONTE" DE ENERGIA, MESMO ?

Primeiro quero te contar algo que talvez você já saiba: Você consegue aumentar a quantidade da "popular" vitamina D3 (ela é verdadeiramente um pré hormônio ) no organismo naturalmente apenas se expondo ao sol por algum tempo.


Mas existe outra coisa que talvez seja novidade para você: O SOL NÃO É A FONTE DE VITAMINA D.

Erroneamente e comumente as pessoas falam isso. O sol NÃO POSSUI vitamina D, logo ele não pode ser considerado FONTE da mesma.

O que ocorre é que, quando tomamos banho de sol, os raios ultravioletas B entram em contato com a nossa pele e ela então metaboliza o hormônio D.

Logo, a fonte de vitamina D é a pele, o sol é apenas o estimulador da produção no organismo.


Mas de qualquer forma, esse é um belo exemplo de como é fantástica a nossa interação com a natureza, não é mesmo?

Cerca de 80% da produção ocorre assim, naturalmente, com a ajuda do sol. O restante conseguimos através de fontes alimentares de "vitamina" D. Portanto, nos expor ao sol nos ajuda mais que os alimentos nesse caso.

Agora com a mudança de tempo para uma estação menos fria - a primavera - que tal aproveitarmos e deixarmos a nossa pele produzir mais "vitamina" D?


Quer saber como? 1. Se exponha ao sol de maior intensidade, em média 3 vezes por semana, (se puder diariamente) sem protetor solar (apenas no rosto) porque ele bloqueia o processo de produção de vitamina D. Um local ideal para absorçao dos raios são as palmas das mãos, que devem ficar expostas, e depois , não serem lavadas.

  1. O tempo de exposição vai depender da cor de pele. Cerca de 15 à 20 minutos para pele branca e mais tempo à medida que a pele escurece, chegando em torno de 40-50 minutos. Isso acontece porque quanto mais melanina, menor a absorção dos raios solares.

  2. Se puder , deixe a maior parte do corpo em contato com o sol, já que a produção ocorre a partir da pele.

Se você possui alguma doença ao qual o contato com o sol seja mais controlado, consulte-se com um médico para que ele possa adaptar ao seu caso em particular.


Com carinho,

Juarez Furtado.

Komentarze


Posts em destaque
Recentes Posts
Procure por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page