Fraldas Descartáveis X Fraldas de Pano Ecológicas

fraldas ecologicas x descartaveis

Se você tem filho, certamente já deve ter se questionado sobre o impacto ambiental causado pelo descarte das fraldas descartáveis.

Até o início dos anos 80, a grande maioria dos pais preferiam utilizar fraldas de pano em seus bebês. Mas, assim como ocorreu com as sacolinhas de mercado (que antes eram de papel), a praticidade dos modelos descartáveis fez com essas "inovações" tomassem conta do mercado. Segundo uma fabricante, a venda das fraldas descartáveis corresponde a mais de 90% do total consumido e um bebê consome cerca de três mil fraldas ao longo de todo o processo, até usar o piniquinho. Segundo dados da UNICEF, as fraldas descartáveis chegam a levar 600 anos para se decompor na natureza! Isso mesmo, 600 anos!

Além da poluição do meio ambiente, existe uma questão alarmante, sobre a saúde da criança.




Estudo francês encontra 60 substâncias tóxicas em fraldas descartáveis



Uma pesquisa feita pela Agência Nacional de Segurança Sanitária da Alimentação, Meio Ambiente e Trabalho da França (Anses, na sigla em francês) identificou 60 compostos que podem fazer mal para a saúde em marcas populares de fraldas descartáveis.

Entre eles, substâncias químicas usadas em produtos de beleza, agrotóxicos proibidos há mais de 15 anos no país europeu e o glifosato, um tipo de defensivo agrícola que é classificado pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC, na sigla em inglês) como potencialmente cancerígeno para humanos e amplamente utilizado no Brasil e no mundo.

Em 2016 e 2017, a imprensa francesa já havia noticiado a presença de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), outra substância potencialmente cancerígena, e outros compostos nocivos em fraldas de grandes fabricantes como a Pampers, líder de mercado no país. Essa é a primeira avaliação de um órgão oficial sobre o tema.

O governo afirma que as substâncias realmente estão presentes em quantidade acima do limite tolerado, e que, misturadas à urina das fraldas, poderiam entrar em contato por tempo prolongado com a pele dos bebês. Mesmo presentes em pequenas quantidades, segundo o relatório da Anses, há a possibilidade de danos à saúde pois a pele dos pequenos é mais sensível.

Por exemplo, além dos compostos que vão parar na fralda durante o processo de produção ou por estarem presentes nas matérias-primas, há ainda moléculas adicionadas intencionalmente, como aromas perfumados, que podem causar alergias.

Os fabricantes estão começando a utilizar produtos biodegradáveis. Existem fraldas feitas a partir de materiais de origem vegetal e renovável, que apresentam-se como bioplásticos, com decomposição total em até cinco anos. Há também absorventes que prometem se degradar em 45 dias, transformando-se em adubo para o solo. Porém, é preciso ficar atento para ter certeza se esses produtos são mesmo biodegradáveis ou se, na verdade, tratam-se de itens oxi-degradáveis. Esse último tipo, segundo alguns especialistas, não é uma das alternativas mais adequadas, pois os resíduos são quebrados em pedaços menores, devido à presença de aditivos, mas as moléculas plásticas continuam presentes no ambiente.




Que legal, existe alternativa!!!


O retorno às velhas fraldas de pano é a primeira opção. As modernas não precisam de alfinetes, são fáceis de usar e a pele do bebê não fica em contato com substâncias químicas que podem ser prejudiciais à saúde. Sem contar que elas representam uma grande economia para a família. Um kit de fraldas reutilizáveis requer um investimento maior, mas pode durar muito tempo. Uma pesquisa feita pela Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza), em 2010, afirmou que não houve acréscimo de energia no que diz respeito a lavagens das fraldas de pano. A pesquisa também chegou à conclusão de que o uso do modelo reutilizável permite reduzir a quantidade de resíduos de um bebê em oito quilos por semana - o que equivale a uma tonelada por criança ao longo de todo o tempo em que é necessário o uso de fraldas.

Quando as fraldas de pano ultrapassam o período de vida útil (cerca de 800 lavagens), elas demoram apenas cerca de um ano para se decomporem na natureza. Elas também não utilizam tantos produtos químicos de difícil degradação, impactando menos o meio ambiente.


Como são as fraldas de pano modernas?

As fraldas são em substituição a fralda descartável, por fora ela é um tecido estampado bem lindo, com várias opções, que passa por um tratamento onde é “impresso” um outro tecido impermeável (camada que faz não deixa vazar o xixi), em contato com a pele do bebê, fica o tecido de dry fit que proporciona sensação seca (bem confortável).

E o que faz a absorção, é um terceiro tecido de melton, que é 80% algodão, e absorve super bem !

E a trabalheira que isso dá?!

Trabalheira nada... tudo é lavável em máquina: tira do bebê, limpa o excesso e vai pra dentro da máquina de lavar. Daí é só secar e reutilizar.

E como faz quando o bebê cresce?

As fraldas são ajustáveis conforme o crescimento do bebê, a mesma fralda veste de 4 a 16kg. O modelo RN veste a partir de 2 até 8kg. Comprando um enxoval completo que contém a quantidade ideal de fraldas do nascimento até o desfralde, fazendo uma conta rápida, com 10 meses do seu bebê, você não precisaria mais comprar fralda, até o desfralde.

Isso somente contando a compra da fralda, fora o quanto você economiza nas pomadas de assadura, porque as fraldas de pano não assam, e não dão alergia.

Imagina a economia, cerca de 10 mil reais até o desfralde!!


Mas ela segura o xixi igual uma descartável?

Siiimmm! O tempo entre as trocas vai depender da combinação de absorventes ecológicos que forem usados, podendo fazer a noturna durar até 12 horas tranquilo.


Que tal repensar o uso das fraldas descartáveis?

A Saúde do seu filho e a Natureza agradecem!


Maiores informações pelo Whats (47) 991611304 com Paula

Ou pelo site https://www.nasceramor.com.br/blank

0 visualização

RESPONSÁVEL TÉCNICO:       dr. Juarez Furtado 

CRM6573  - RQE 3454  - RQE  14313

ENDEREÇO

AV.  Cel Marcos Konder 1207 sl.69

CENTRO - ITAJAI -  SC - 88301303

CONTATO

Telefone     47 3349.2960

Whatsapp   47 99118.2661

© 2014 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS   SAUDE EM DIA S/S