PASSO FUNDO - RS

Novos paradigmas da

saúde e Nutrição.

A saúde de

nossas crianças

Promover a saúde ou combater a doença?
 
 
O paradigma na medicina em vigor aproximadamente nos últimos trezentos anos era a patogênese, composta pelas duas palavras gregas pathein: sofrer, e gênese: origem, significando a origem do sofrimento, ou seja, da doença. A patogênese pesquisa, pois, a origem da doença. Neste contexto desenvolveu-se também o conceito da prevenção: prevenir doenças, no sentido da patogênese, significa evitar ou eliminar fatores patogênicos. O que está em primeiro plano é como a doença aparece e como pode ser evitada, eliminando-se os fatores patogênicos.
 
 
Nas disciplinas médicas antigas, o importante seria impedir que o indivíduo adoecesse antes de se ter que combater as doenças. Para tanto, o instrumento musical deveria estar afinado continuamente. A tarefa do terapeuta seria periodicamente afinar o instrumento. Caso houvesse doença, restabelecer a harmonia perdida.
 
Como o ser humano pode afinar seu instrumento?
 
Nesse encontro, falaremos sobre a historia do pensar médico e da necessidade de um RE-pensar,  procurando entender a REAL e AMPLIADA NATUREZA HUMANA -  buscando a SALUTOGÊNESE.